APM e FEMPESP realizam I Congresso da Federação de Medicina Pericial do Estado de São Paulo

Posted on 30 de setembro de 2009. Filed under: Uncategorized |

De 18 a 21 de novembro, acontece o I Congresso da Federação de Medicina Pericial do Estado de São Paulo, promovido pela Federação de Medicina Pericial do Estado de São Paulo (FEMPESP) e Associação Paulista de Medicina (APM), no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera.
O evento tem em sua programação temas como legislação e interpretação da alcoolemia, ética e perícia médica, além de atualização sobre a elaboração de laudos periciais e de pareceres médico-legais.
Para o dr. Aizenaque Grimaldi, presidente do Departamento de Medicina do Trabalho da APM e da Associação Paulista de Medicina do Trabalho, entre os diversos temas que serão abordados, um que é muito freqüente nos ambientes de trabalho e merece destaque é o alcoolismo, por se tratar de um fator gerador de comprometimento à saúde de modo geral.
“O abuso de bebidas alcoólicas é responsável por um grande número de acidentes, tanto pessoais como de trabalho, além de ser fator de desagregação familiar e deve ser abordado como problema de saúde pública. Porém, dentro das empresas, também devemos estabelecer políticas próprias para a abordagem tanto do trabalhador que vive essa situação como de seus familiares”.
“O alcoolismo é uma das principais causas de afastamento do trabalho”, completa o dr. Jarbas Simas, presidente da Sociedade Paulista de Perícias Médicas. “O indivíduo acaba bebendo por ter problemas no trabalho, ou porque tem problemas em casa. Esta fuga para a bebida acaba refletindo no desempenho profissional”.
Este e os demais temas da programação visam a oferecer melhor capacitação e qualificação profissional por meio da troca de experiências e aprimoramento técnico e científico do médico perito, seja das áreas, trabalhista, cível, previdenciária, securitária, ou outras.
“O diferencial é a orientação prática, oferecida por meio de cursos de elaboração de laudos, situações específicas de medicina legal, de perícia médica e também do trabalho. Proporcionaremos ferramentas para que o médico perito atue de forma mais técnica, sempre dentro da ética profissional”, declara o dr. Jarbas. “Este evento, aliás, proporcionará um acúmulo de conteúdo técnico voltado a todas as instâncias, fortalecendo os conceitos do exercício profissional ético, eficiente e de resultados práticos”.
Entre renomados profissionais e especialistas da área, está confirmada a participação do professor Duarte Nuno Vieira, da Faculdade de Medicina de Coimbra, presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e também da Academia Internacional de Medicina Legal.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: