Palestra dupla no Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de hoje

Posted on 2 de outubro de 2009. Filed under: Uncategorized |

Acontece hoje, a partir das 14h, a reunião do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido. O evento acontece no anfiteatro de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Excepcionalmente, a reunião terá duas palestras. Uma sobre a atuação do fisioterapeuta nos casos de zumbido, ministrada por Vivian Pasqualim, e outra sobre as diversas terapias que existem para o problema, sob responsabilidade da otorrinolaringologista Rita Mendes.
O GAPZ é um trabalho voluntário que especialistas realizam para orientar e esclarecer dúvidas de pessoas que sofrem com o sintoma. “Informação também é tratamento. Quando a pessoa entende o que está acontecendo, é mais fácil lidar com o problema, assim, o paciente fica mais acessível para a terapia que o médico receitar”, comenta o Dr. Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial e integrante do Grupo.
Ele explica que o zumbido demanda uma atuação interdisciplinar, com profissionais de várias áreas, para garantir que o tratamento tenha sucesso. O primeiro passo é sempre passar pela avaliação de um otorrino ou otoneurologista, que irão indicar quais os rumos corretos para tratar o problema. “Caso a raiz do zumbido esteja na musculatura mastigatória e nas ATMs, é aí que entra o ortodontista. Mas, dependendo do diagnóstico, o paciente também ser encaminhado para um fisioterapeuta, fonoaudiólogo ou psicólogo”.
A última reunião do GAPZ, que aconteceu no início de setembro, foi a primeira do senhor Edemar Lobo. Já são cerca de dois anos que ele escuta o zumbido, mas o sintoma alcançou um grau de incômodo que já não poderia mais ser ignorado. Ele descobriu o grupo de apoio em um busca na internet. “A gente está procurando ajuda, então onde existe uma possibilidade, uma luz no fim do túnel, nós vamos lá”.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: