Sono é tema de congresso de Ortodontia

Posted on 8 de outubro de 2009. Filed under: Uncategorized | Tags:, |

Profissionais podem ajudar pacientes a recuperar a qualidade de vida enquanto dormem

1rhEm outubro, a classe de ortodontistas e ortopedistas faciais irá se encontrar em Brasília para o 7º Congresso da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Será realizado pela primeira vez um Simpósio sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 11 do mês, em Brasília, e contará com a participação de várias autoridades nacionais e estrangeiras sobre o assunto.

Em um primeiro momento, não é tão clara a relação entre sono e os ortodontistas, mas a verdade é que esses profissionais podem ter atuação fundamental na área, juntamente com médicos do sono e otorrinolaringologistas. Os distúrbios mais comuns são agitação, cefaléias, movimentos dos membros superiores e inferiores, suor e micção durante o sono, além das apneias e do ronco. E é sobre esses dois últimos eventos que a Ortodontia pode ajudar. 

A pessoa sofre de ronco e apneia quando a entrada na faringe, no fundo da boca, fica parcial ou totalmente obstruída. Isso acontece devido a vários fatores, um deles é a “queda” da base da língua e palato mole para trás enquanto a pessoa dorme. “A solução para este caso específico é o uso de um aparelho intrabucal que mantém o maxilar inferior para frente, deixando a passagem de ar livre durante o sono”, explica o ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler. 

Já quem ronca e tem apneias com a boca escancarada (a maioria, mas alguns roncam mesmo respirando pelo nariz) tem um novo caminho para encontrar a luz no fim do túnel. Surgiu recentemente um novo tipo de tratamento, nos EUA, que utiliza um dispositivo para manter a boca fechada durante o sono. É uma alternativa interessante para casos específicos, daqueles que não se acostumam com o aparelho intrabucal ou que tem contraindicações para seu uso.

 Qualquer aparelho para sono, no entanto, deve ser utilizado sempre sob rigoroso controle clínico, após minuciosos exames diagnósticos prévios e jamais sem orientações e controle, afirma Köhler. “Apneias severas podem fazer dessaturação irreversível da oxigenação sanguínea e levar à morte durante o sono”.

A flacidez da musculatura da face e do pescoço pode ser outra dentre as causas desses distúrbios, e também há uma solução específica para o caso. Pesquisadores da USP criaram uma rotina de exercícios para tonificar esses músculos, diminuindo radicalmente a ocorrência de roncos e apneias nas pessoas que testaram o tratamento. “É ótimo para os pacientes haver essa gama de opções de terapia, que atendem cada caso específico com mais eficiência”, afirma Köhler.

Dia bom só com noite bem dormida

ehhrProcurar ajuda quando as noites de sono não costumam recolocar o corpo em condições de enfrentar a atividades diárias é essencial. Quem dorme mal pode apresentar dificuldade de aprendizagem, concentração, memorização, além de problemas de saúde, que podem afetar o sistema cardíaco no longo prazo.

“Razões para procurar um especialista na área de distúrbios do sono não faltam e é de fundamental importância para portadores desses males”, diz o ortodontista. Ele explica que o primeiro passo para se começar a dormir é bem é passar pelo exame de polissonografia, em que, durante uma noite inteira, médicos e equipamentos especiais monitoram o paciente dormindo. A partir daí que se define quais os melhores caminhos para chegar a uma boa noite de sono.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: