Lançamento de mão biônica: tecnologia de última geração pela qualidade de vida de amputados

Posted on 23 de outubro de 2009. Filed under: Amputados, Eventos | Tags:, , |

Mais um capítulo de histórias em que o que parecia ser apenas ficção começa a se tornar realidade. A recuperação de pacientes com membros superiores amputados tem seu divisor de águas. Até hoje, as próteses apresentavam movimentos limitados e simples, sem a independência dos dedos, por exemplo. Um novo produto, entretanto, chega ao mercado para mudar esse cenário.
No dia 29 de outubro, próxima quinta-feira, na clínica Ortopédica Catarinense, ocorrerá o lançamento da mão biônica i-Limbs, produzida pela Touch Bionic’s. Tecnologia de última geração foi utilizada para construir a prótese. O seu polegar eletrônico tem rotação de 360º, exatamente como o humano. Cada dedo tem suas próprias articulações independentes, o que permite controlar o movimento e a força de cada um.
Tais avanços possibilitam ao usuário configurar várias formas de agarre, da mesma maneira como funciona a mão humana. Os sensores de detecção comandam a pressão que cada dedo realiza, tornando-os capazes de segurar com segurança objetos, sem perigo de a força ser pouca ou excessiva.
“Para o paciente as novidades são enormes. Eles podem manusear materiais como moedas, pratos, copos e canecos com muito mais facilidade”, diz o ortesista-protesista da Ortopédica Catarinense, Luciano Alves. A extensa gama de movimentos do polegar permite a ele se posicionar sobre os dedos para usar uma chave ou um prato, por exemplo, além trabalhar junto com o indicador para segurar pequenos objetos. Outro agarre interessante é o que deixa o indicador esticado, facilitando a operação de teclados de computador, telefone, caixas eletrônicos e outros.
A qualidade de vida de amputados tem um ganho significativo com o surgimento de próteses como a i-Limb. Um trabalho adequado para treinamento no uso garante uma liberdade e independência que era difícil de ser alcançada pelos pacientes até agora. “Parece pouco o ato de segurar um copo, mas para quem perdeu um braço a sensação é de uma nova vida”, comenta Luciano.
Lançamento
O evento de lançamento da mão biônica i-Limb, em Curitiba, será na clínica Ortopédica Catarinense, no dia 29 de outubro, próxima quinta feira, às 14h. Amputados e profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas serão convidados para assistir a palestras explicativas. Os pacientes poderão fazer um test-drive com o equipamento.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: