Cientistas britânicos usam célula-tronco com pó de osso para regenerar quadril

Posted on 28 de outubro de 2009. Filed under: Cirurgia | Tags:, |

Os ortopedistas do Hospital de Southampton, no sul da Inglaterra, desenvolveram uma técnica que utiliza uma mistura de células-tronco com pó de osso para regenerar partes danificadas do esqueleto. O hospital já realizou sete cirurgias com sucesso.
Os médicos retiram células-tronco da medula óssea do paciente e misturam com fragmentos de ossos de um doador – mas poderiam ser do próprio paciente. Em seguida, os médicos extraem a parte doente do quadril, deixando um espaço oco. A cavidade é preenchida com a pasta formada pela mistura de pó de osso e células tronco.
Segundo o diretor clínico do Centro de Criogenia Brasil, especializado em coleta e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical, doutor Carlos Alexandre Ayoub, atualmente mais de 300 doenças estão em fase final de testes, com resultados positivos surpreendentes, e a cada dia surgem novas técnicas e aplicações para as células-tronco. “No futuro espera-se reconstituir órgãos inteiros com células-tronco, não dependendo mais de transplante. A ortopedia assim como a cirurgia plástica, serão muito beneficiadas com a terapia celular”, afirma o doutor Carlos Alexandre Ayoub.
Por enquanto essa nova técnica foi aplicada apenas no combate a doenças do quadril, mas os médicos britânicos disseram que em laboratório, com cobaias, funcionou em todo o esqueleto. Para os cientistas, esse pode ser o fim da necessidade de se usar platina, silicone e até mesmo osso artificial para repor ossos danificados.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: