Pesquisadores mostram trabalhos inovadores

Posted on 28 de outubro de 2009. Filed under: Medicamentos | Tags: |

Especialistas de várias partes do mundo se reúnem em Brasília nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro, no Parlamundi, no II Congresso Internacional de Medicamentos para discutir novas tecnologias, descoberta de novos fármacos, acesso aos medicamentos como um direito universal, patentes, o uso racional de medicamentos, o destino do lixo medicamentoso e o uso da nanotecnologia para o desenvolvimento de medicamentos inovadores.
Pesquisadores das universidades de Milão, Atenas, Toronto, Paris, Guiana Francesa já confirmaram presença. Também participam pesquisadores da Universidade de Brasília, UFMG, Unicamp, UFRN, UFRGS, UFAM, UFPE, UFSC, UFG, UFC, além de representantes do Ministério da Saúde, ANVISA, Hemobrás, Fiocruz, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Nacional de Saúde.
Participarão do evento pesquisadores que descobriram novas moléculas com o uso da nanotecnologia, estudiosos da medicalização na infância, pesquisadores do Genoma, autor do Dicionário de medicamentos, pesquisadores das doenças negligenciadas e a equipe responsável pelas definições da nova farmacopéia brasileira.
Dentre os temas importantes: aspectos químicos e farmacológicos de plantas medicinais, síndromes cardiometabólicas, produtos biotecnológicos, o uso da nanotecnologia par ao desenvolvimento de novos medicamentos, entre outros. Participam do evento cientistas como Robson Santos, um dos pesquisadores que desenvolveu uma nova molécula contra a hipertensão ( a angiotensina), Luiz Carlos Dias, que apresenta trabalho sobre a síntese orgânica para a obtenção de fármacos. Maria Fátima Grassi Sá, que falará sobre Biotecnologia no Brasil; Guilherme Oliveira – cientista que mapeou o genoma do Shictosoma; Valdir Florêncio Veiga, pesquisador que instiga: “ se é natural é saudável? E discute o controle das matérias –primas vegetais.; Antonio Barbosa, autor do Dicionário de Medicamentos que mostra a maquiagem científica de medicamentos, como estratégia comercial.
Também participam Fábio Celotti (universidade de Milão), Cecille Julier (Universidade de Paris), Márcio Machado (universidade  de Toronto), Raphael Grougnet(Paris), Léandros Skaltsounis (Atenas), Laila Salmén Espíndola-Darvenne(UnB).
O evento é uma realização do IDUM – Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos e conta com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, parceria da Universidade de Brasília, Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, Sociedade Brasileira de Farmácia e Bioquímica, Associação Nacional de Farmacêuticos em Logística, Fundação Juscelino Kubitschek, Associação nacional de Farmacêuticos em Logística e outros.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: