Academia se prepara para o aumento de alunos com a chegada do verão

Posted on 29 de outubro de 2009. Filed under: Estética, Fitness | Tags:, |

1fwhA temperatura aumenta e já é sinal de que o verão está por perto e, com ele, vem a força de vontade para deixar o corpo em ordem. Barriguinha travada, coxa sarada, bumbum durinho, peito malhado são algumas das metas preferidas pelos brasileiros para desfilar o corpo em praias, calçadões e parques. É nessa época do ano que as academias lotam de alunos em busca de emagrecimento e preparação física a curto prazo de tempo.
Esse volume de pessoas querendo melhorar o visual reflete em um volume ainda maior de alunos nas academias. A My Fitness Club, localizada em Campinas-SP, já está preparada para um crescimento de 15 a 20% de novos alunos. “Nós remanejamos os horários das aulas de spinning para oferecer mais opções aos freqüentadores da academia”, declara Diogo Cestari, coordenador técnico da My Fitness Club. Ele ressalta ainda que, apesar da academia ser nova (inaugurada em junho deste ano), foram adquiridos novos equipamentos: “temos mais esteiras e um transport, aparelho utilizado para trabalho aeróbio e que auxilia na queima de gordura e no fortalecimento de pernas e glúteos”. Além disso, também foram contratados novos profissioais.
Cuidados – A prática de exercícios é extremamente importante e deve ser sempre encorajada, porém, deve-se tomar cuidado com os exageros. As pessoas que não praticam exercício de forma regular e estão engajando-se nessa nova prática, devem se atentar para um excesso no volume de treinamento. Ao ter como meta uma melhora estética e visto o curto prazo para atingi-la, o grande erro pode ser se aventurar por uma quantidade inadequada de exercícios com a falsa expectativa de que isso leve a um resultado mais rápido. “O treinamento físico deve levar em conta o nível inicial do praticante e os aumentos de carga de trabalho devem acontecer de maneira progressiva, pois o excesso de volume ou de intensidade aumenta, e muito, a chance de ocorrer lesões ósseas, articulares e musculares”, explica Aquino.
Outro erro comum para quem quer entrar em forma em um curto prazo de tempo é a participação em dietas tidas como milagrosas que prometem a rápida perda de peso. “Para o perfeito funcionamento do nosso corpo, existe uma necessidade especial e única para cada indivíduo no número total de calorias a serem ingeridas, bem como a proporção equilibrada entre carboidratos, proteínas e gorduras. Qualquer alteração nessas necessidades pode afetar o correto equilíbrio do metabolismo corporal”, alerta o educador físico.
O ideal para quem realmente está empenhado em perder peso em um curto espaço de tempo é procurar um profissional nutricionista que vai propor uma dieta adequada e saudável para cada tipo de organismo e que atenda às necessidades fisiológicas do indivíduo. E o segredo para quem quer participar de um programa de treinamento físico, com o objetivo de se preparar para o verão, “é começar com a prática de exercícios de intensidade leve a moderada e progredir gradativamente no volume de trabalho, buscando atingir uma média final de 60 a 90 minutos”, explica o coordenador da My Fitness Club. “Já a freqüência na prática de atividades durante a semana, pode ser iniciada com 3 vezes, mas buscando atingir 5 vezes na semana”, completa o educador físico.

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