Imprensa Oficial antecipa aplicação da Lei Antifumo no Paraná

Posted on 29 de outubro de 2009. Filed under: Pulmão | Tags: |

sdgseO Departamento de Imprensa Oficial do Estado (DIOE) está antecipando a aplicação da Lei Antifumo, que entra em vigor em todo Paraná no dia 28 de novembro. A partir desta data, não será permitido o consumo de cigarro em ambientes fechados de uso coletivo. Para estimular desde já a adoção de hábitos saudáveis, o DIOE oferece esta semana um curso para funcionários que desejam parar de fumar e na sequência serão promovidas outras atividades, afim de se obter uma certificação de Ambientes Saudáveis e Livres da Poluição Tabágica pelo órgão.
Até a próxima sexta-feira (30), um grupo de funcionários do DIOE participa de um seminário do programa “Eu Parei! O Caminho para Parar de Fumar”, um curso fundamentado na programação neurolinguística. “Esta é uma ciência que estuda como a mente humana funciona e como utilizar, de forma adequada, as ferramentas do cérebro, neste caso voltado ao objetivo de parar de fumar”, destaca a consultora Vera Mendes. Ela explica que o curso trabalha apenas com recursos internos da pessoa. “Nenhum medicamento e nenhum substituto, como goma de mascar de nicotina ou adesivos é utilizado. O único pré-requisito é a vontade e a disposição das pessoas”, afirma Vera.
O propósito desse curso é oportunizar aos funcionários do DIOE a chance de eliminarem o vício, sem sofrimento, tornando a vida deles e de todos a sua volta mais saudável. Empolgado com a oportunidade, o gráfico Paulo Alberto Zilz, 45 anos, decidiu participar do seminário. Fumante há mais de 30 anos, ele disse ter o desejo de parar. “Fiquei sabendo do curso e fiquei muito interessado, não queria desperdiçar essa chance. Já tentei sozinho, mas consegui apenas diminuir o número de cigarros por um certo período”, conta. Quem também está otimista com o programa “Eu Parei!” é a auxiliar gráfica Adrielli Tonelli Branco, de 20 anos. Ela fuma há seis anos e agora está decidida a parar. “Eu to muito confiante, o programa é excelente, mostra que só dependente da gente, eu venho e fico muito atenta não quero desperdiçar nenhuma informação. O que achei mais bacana é o fato de eles não falarem de doença, nem fazerem terrorismo, tudo é muito natural”, opina Adrielli.
Outras turmas serão abertas no DIOE no mês de novembro. Na sequência, a coordenação do programa “Eu Parei!” vai auxiliar o órgão estadual no desenvolvimento de uma nova política institucional sobre tabagismo. Para isso, toda a empresa será preparada como um ambiente onde não se fuma, com a retirada de cinzeiros, extinção do fumódromo, sinalização em todos os ambientes e também nos veículos oficiais, entre outras ações, para que a empresa receba o selo de certificação de Ambientes Saudáveis e Livres da Poluição Tabágica. “Com estas ações, o DIOE demonstra o respeito e preocupação com a saúde de seus colaboradores, fornecedores e clientes. Além disso o DIOE serve de exemplo para outras empresas no que se refere à lei antifumo”, destaca Vera.
Embora a lei antifumo seja questionada por alguns setores, a restrição é apontada por especialistas como medica eficaz para o controle da epidemia tabagística. Mês passado, a coordenadora do Instituto Nacional de Câncer, Tânia Cavalcante, que também coordena o programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, parabenizou os deputados pela aprovação da lei que baniu o fumo dos ambientes coletivos fechados no Paraná. Em nota, ela reforçou a crença no impacto positivo da lei antifumo. “Sabemos que a transcrição do ato de fumar em recintos coletivos além de proteger todos dos graves riscos do tabagismo passivo é um dos mais eficientes caminhos para reduzir o número de fumantes em uma sociedade. Isso se deve ao fato de que essa medida cria um ambiente social favorável para a cessação do tabagismo e para a prevenção da iniciação entre os jovens”, disse Tânia.
Mais informações
Para ver relatos de quem conseguiu parar de fumar com o programa acesse www.euparei.com.br ou entre em contato pelos telefones (41) 3233-6409 e 3653-3099. O programa “O Caminho para Parar de Fumar” é um produto do Instituto Anauê-Teiño, que está localizado na rua Conselheiro Laurindo, 809, sala 709, em Curitiba.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: