Penúltima reunião do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido

Posted on 5 de novembro de 2009. Filed under: Eventos, zumbido |

O ano vai chegando ao fim e a série de palestras do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de 2009 também. Na próxima sexta-feira, a partir das 14h, no Hospital de Clínicas, acontece a penúltima reunião do Gapz, cujo tema será a Terapia de Habituação do Zumbido (TRT), esperança para muitos pacientes que sofrem com o incômodo sintoma.
O tratamento não significa a cura do zumbido, mas sim a diminuição da importância dada pelo portador do problema. “A ideia é que a pessoa deixe de prestar a atenção no barulhinho. Ela irá tratar o zumbido da mesma forma como o som do teclado ou da chuva lá fora, sem percebê-lo”, diz Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista facial, professor convidado da UFPR, e um dos especialistas integrantes do Gapz.
Segundo ele, vários fatores podem levar ao aparecimento do sintoma. Vão desde deficiências nas vias auditivas, até disfunções na musculatura do corpo e da face. “Nestes casos relacionados com os elementos do rosto, entra o trabalho do ortopedista facial. Mas o primeiro passo é sempre com o otorrinolaringologista, que fará o diagnóstico e indicará o tratamento adequado, que pode ou não solicitar o trabalho de especialistas de outras áreas”, explica Köhler.
O zumbido afeta cerca de 17% da população, o que significa quase 30 milhões de brasileiros. Durante muito tempo se acreditou que não havia nada a fazer para recuperar a qualidade de vida de pessoas que apresentavam o barulho inconveniente. “O que buscamos é mudar essa visão errada. Há, sim, como dar a oportunidade para o paciente voltar a ter uma vida tranqüila, mesmo com o zumbido”, finaliza o ortopedista facial.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: