Proteja-se da intoxicação alimentar

Posted on 11 de novembro de 2009. Filed under: Alimentação, Nutrição | Tags:, |

Eu não passei muito bem no começo desta semana então achei propício pedir ao Doutor Maximo Asinelli que escrevesse algo sobre o assunto:
DCF_5676Todo muito tem medo de maionese. Mas a maioria das pessoas não sabe que muitos outros alimentos podem causar intoxicação alimentar, alguns aparentemente inofensivos. Mas só aparentemente, porque podem causar falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréias, febre. Isso quando não atingem o fígado, causando hepatite, ou o sistema nervoso por meio do botulismo. Fique atento aos seguintes alimentos:
Aves e ovos:
São as aves as portadoras da bactéria salmonella. Portanto, a carne deve estar sempre ao ponto e os ovos com a gema dura. No caso da maionese, cuide com a refrigeração.
Peixes e frutos do mar:
A primeira impressão é a que fica: o odor e o aspecto do peixe devem estar impecáveis. Também é importante notar a higiene de quem vende os produtos e do local onde ele é armazenado.
Vegetais:
Já existem alguns produtos industrializados específicos para a limpeza desses alimentos, mas a solução caseira de 1 litro de água com uma colher de cloro por 15 minutos continua indicada. Só não pode esquecer de lavar com água potável antes de comer.
Cereais:
Algumas bactérias podem ser encontradas especificamente nos cereais, mas o bom cozimento desses alimentos soluciona o problema. Em caso de bolor, o alimento deve ser jogado fora integralmente, porque está totalmente comprometido.

Leia também no: http://veronicapacheco.wordpress.com/

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: