Quando o corpo e a comida são os vilões

Posted on 30 de dezembro de 2009. Filed under: Estética | Tags: |

“Você está magra!”. “Mas não custa perder mais um pouquinho de peso. Toda nutricionista tem mania de enfiar comida goela abaixo da gente, credo!”. O drama vivido por Renata, personagem de Bárbara Paz na novela Viver a Vida, é a realidade de muitas mulheres – e homens. Ela tem anorexia, um distúrbio alimentar e psicológico que atinge desde adolescentes até idosos, contabilizando entre 1 a 4% da população mundial.
O transtorno pode ter início com uma dieta comum, que “evolui” para o jejum e para a anorexia ou bulimia e leva à morte em 10% dos casos. O anoréxico se enxerga de forma distorcida, constrói uma imagem desproporcional de si mesmo, vê o prato de comida como ameaça ao objetivo de ficar magro. Na internet (e também na vida real), não é difícil encontrar meninas descontentes com seus 36kg, desculpando-se por terem comido “demais” e compartilhando comportamentos como o de provocar vômito, usar laxantes e diuréticos, contar calorias a todo momento, comer pouco e praticar muito exercício físico. Além disso, em geral são meninas que estão em algum estágio de depressão, se isolam socialmente e, claro, têm uma série de complicações causadas pela falta de nutrientes no organismo, como a interrupção da menstruação e a baixa na imunidade, por exemplo.
Trata-se de uma incapacidade emocional, uma disfunção muito delicada, não apenas um problema de vaidade. Querer ser magro e bonito é saudável, ainda mais considerando que a obesidade também é uma doença. O problema surge quando se passa a viver em função do peso e da comida. Nesses casos, o melhor tratamento é a reeducação alimentar, sempre com acompanhamento psiquiátrico e psicológico e apoio da família. Quanto antes for diagnosticado o distúrbio, melhor. O tratamento nutricional se inicia com uma dieta hipercalóricas e, quando o peso ideal é reestabelecido, o nutrólogo parte para uma alimentação saudável e equilibrada: o mínimo é de 1200 calorias por dia, distribuídas de forma saudável entre carboidratos, proteínas, frutas e legumes.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Site: http://www.clinicaasinelli.com/
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com
Blog: http://www.bemparana.com.br/maximosaude
Email: maximoasinelli@terra.com.br
Fone: 41 3015-6001
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: