Organismo pede reposição de pelo menos dois litros de água diariamente

Posted on 11 de janeiro de 2010. Filed under: Bebidas | Tags:, , |

No verão as pessoas transpiram muito mais do que em outras estações do ano. Por isso é importante a ingestão de água continuamente durante o dia. Água é saúde e não possui calorias, a grande preocupação dos que gostam de manter a forma.
O corpo humano de um adulto possui 60% de água em sua  composição e um recém nascido chega a ter 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhece-se o organismo vai desidratando aos poucos. Por isso é recomendado beber de dois a dois litros e meio de água diariamente para garantir a reposição, as perdas líquidas por meio do suor e excrementos. Além disso, a água ajuda a hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.
O organismo não possui dispositivo para armazenamento de água, por isso a quantidade perdida deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo. A sede é geralmente um sinal adequado para o consumo de água, exceto em atletas, doentes e idosos, em que a sensação de sede é diminuída.
A água – dentro do organismo – tem a função de fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, regular a temperatura corpórea – por meio da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos – pela urina e auxiliar na prática esportiva, pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.
Além disso, beber água melhora a circulação sangüínea, auxiliando no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Ajuda ainda a diminuir a sensação de fome e os cabelos e a pele também recebem os seus benefícios nutritivos.
Mas deve-se tomar cuidado com a água ingerida. Ela deve ser sempre incolor, não apresentar cheiro e nem gosto. Deve ser filtrada ou fervida e guardada em local tampado e longe de animais domésticos ou produtos químicos.
A falta de água no organismo pode causar alguns distúrbios à saúde, como tontura, fraqueza, náusea, prisão de ventre, espasmos musculares e em casos de desidratação mais severa pode ocorrer dificuldade de respiração, delírio, problemas circulatórios e deficiência da função renal. Quando o organismo perde 20% da quantidade ideal necessária no corpo pode ocasionar a morte.
É importante lembrar que todos os alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo. Por isso a ingestão de aproximadamente dois litros de água/dia deve ser exclusivamente bebendo água. Não adianta trocar a água por sucos industrializados e refrigerantes. O ideal – nesses casos – é a ingestão de sucos naturais sempre adicionados de água.
Dr. Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Site: www.clinicaasinelli.com
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com
Blog: http://www.bemparana.com.br/maximosaude
Email: maximoasinelli@terra.com.br
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR.

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