Maracujá deve ser inserido na dieta do verão

Posted on 18 de janeiro de 2010. Filed under: Alimentação | Tags:, |

Para cuidar do bom equilíbrio da saúde neste verão e também manter a boa forma é recomendado que se consuma cinco porçoes de frutas diariamente(OMS). O maracuja – caractarístico do clima tropical – pode ser bastante consumido nesta época de muito calor.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. Existem várias espécies da fruta, mas as mais conhecidas são a maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.  Os que possuem a casca enrugada são os mais doces, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos). Ele pode ser usado na fabricação de sucos, xaropes, sorvetes, vitaminas, frutas amassadas, sopas, mousses, caldo de feijão, dentre muitas outras maneiras, basta usar a criatividade.
Cada 100 gramas de maracujá possui apenas 70 calorias. Além disso, sua propriedade de nutrientes é muito benéfica à saúde, pois é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Possui ainda uma boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo.
O maracujá também possui propriedades que agem como calmante natural no organismo humano, além de ser excelente para quem deseja obter mais energia para o dia a dia.
Os benefícios da fruta não param por aí. A fibra de maracujá ajuda na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e também no tratamento de diabetes.
A casca do maracujá também ajuda muito no equilíbrio da saúde. Ela é rica em uma substância chamada pectina – fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel – que dificulta a absorção de carboidratos, da glicose – produzida no processo digestivo – e das gorduras. Portanto, quem deseja perder perder peso insira a casca do maracujá na dieta.
Dr. Maximo Asinelli. Médico Nutrólogo. CRM-Pr 13037

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: