Prisão de ventre pode ser tratada com a ingestão de alimentos ricos em fibras

Posted on 23 de janeiro de 2010. Filed under: Alimentação, Mulher, Nutrição | Tags:, |

Problemas de intestino preso atingem mais de 30% da população brasileira, em sua maioria mulheres. Seis em cada dez costumam padecer desse desconforto. Por isso é importante ficar atento e cuidar para que isso não se torne algo rotineiro e incômodo.
Muitas podem ser as causas disso, mas grande parte da culpa é por excesso de alimentos semiprontos no cardápio e falta de atividade física. É muito importante ter uma dieta rica em fibras e líquidos, esse é o primeiro passo para fazer o intestino começar a funcionar novamente.
Para combater a chamada prisão de ventre deve-se tomar sempre muita água, no mínimo dois litros diários. Alguns alimentos também podem ajudar nesses casos. A laranja com bagaço é um deles. É recomendado comer a fruta inteira, não apenas chupar ou tomar o suco, pois a maior quantidade das fibras está no bagaço dela.
O abacaxi também ajuda muito, pois contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involutárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão). O iogurte contém lactobacilos, que são microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.
Cereais integrais, como o arroz, a aveia, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, consequentemente, a evacuação. Os vegetais, como alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre e rúcula também contêm fibras que aumentam o volume das fezes, assim como a farinha de trigo. Por isso, são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.
A ameixa preta pode ser ingerida seca ou em calda e contém o sorbitol – substância com efeito laxativo muito eficiente. A papaia é alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.
A maçã com casca também é excelente. Ela possui fibras solúveis e insolúveis. As solúveis – em contato com água – aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia”.  Já as insolúveis não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre. Para finalizar, outro alimento recomendado para quem sofre de intestino preso é a pipoca. Elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo

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