Aveia é o cereal integral mais completo para beneficiar a saúde

Posted on 12 de fevereiro de 2010. Filed under: Alimentação | Tags:, , |

É comum as pessoas ouvirem que devemos comer sempre comidas fibrosas. A aveia destaca-se muito nesse segmento alimentício por ser bastante completa e oferecer inúmeros benefícios à saúde. Ela é um cereal integral muito rico em ferro, cálcio, proteínas, fibras, carboidratos e diversas vitaminas.
Por não possuir um gosto próprio característico é recomendado que se coma a aveia misturada com outros alimentos, como com frutas, bolos, biscoitos, sucos, iogurtes e leite. É indicado comer de 20 a 30 gramas diárias desse cereal.
Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, assim como qualquer alimento, a aveia deve ser consumida controladamente. “Muitos dizem que a aveia engorda. Porém, é importante ressaltar que qualquer alimento engorda, deve-se prestar sempre atenção em como esse alimento é consumido. Até alface engorda. Com uma boa educação alimentar pode-se comer de tudo, respeitando os limites”, declara.
A aveia possui muita evidência devido ao seu alto poder de benefícios decorrente de sua fibra solúvel. Pesquisas comprovam que o consumo da aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia – que é o açúcar no sangue, a manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, o controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando o intestino preso.
Sua fibra solúvel – chamada ß-glucana – é responsável por uma parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo seu consumo, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.
Em contato com a água, essas fibras formam uma forma de gel que torna o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. Assim, o consumo contínuo de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

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