Dia 22 de Março é o Dia Mundial da Água, quantos copos você tomou hoje?

Posted on 22 de março de 2010. Filed under: Bebidas | Tags:, |

A água é a das substancias mais abundantes do corpo humano, e apesar de não conter nenhum nutriente ou caloria é essencial para o funcionamento do nosso organismo, sem ela sobreviveríamos por poucos dias. Chega a representar 60% do peso de um adulto, e nas crianças este percentual é ainda maior, chegando a 70% nos bebês.
O que faz a água ser fundamental para nosso organismo é que ela desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, é um solvente biológico universal, o principal constituinte das células, e a mediadora de reações vitais para o organismo. É utilizada para absorção e para o transporte de nutrientes, serve de meio para uma série de processos químicos, e também assume o papel de solvente para os resíduos, os diluindo para reduzir sua toxidade e ajudando o corpo no processo de excreção.
Mas para realizar todos estes processos gastamos muita água e se faz necessária a reposição constante. Não devemos beber água apenas quando estamos com sede, afinal este já é um sinal de alerta de que o corpo está ligeiramente desidratado.
O consumo adequado de água, também ajuda a combater o envelhecimento precoce, já que o consumo torna a pele mais brilhante e flexível. Com o envelhecimento o corpo começa a ressecar cada vez mais, a quantidade de água num corpo de um adulto com 70 anos pode ser de apenas 50%. Este processo reflete uma pele mais enrugada, juntas endurecidas e um fluxo sanguíneo reduzido.
Na prática podemos verificar se estamos bebendo quantidades de água suficiente pela cor e odor da urina. Se estiver com uma cor amarelada forte e um odor também mais forte, podem ser indícios que nosso consumo esta insuficiente. Quando isso ocorre nossos rins tentam compensar conservando a água e assim excretam uma urina mais concentrada. Mas deve-se ter cuidado, o baixo consumo crônico de água pode aumentar os riscos de pedras nos rins e bexiga.
Não existe um calculo exato da quantidade de água que devemos ingerir todos os dias, mas devemos tomar pelo menos 2 litros para repor aquela gasta nos processos químicos do corpo. O consumo deve ser durante o dia todo e não consumido todo de uma vez, pode ser ingerida através de sucos, refrigerantes, chás, café e através dos alimentos que contém uma maior proporção como a melancia por exemplo. Mas sempre que puder, devemos dar preferência à água pura.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)

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