Não deixe o rostinho do seu filho “entortar”

Posted on 13 de maio de 2010. Filed under: Crianças, Saúde bucal | Tags:, , |

Desde cedo, os pais devem ficar atentos ao processo de crescimento e desenvolvimento do rosto do seu filho, pois por ser complexo, reúne certas particularidades que precisam ser observadas, de forma a que, assim que algum problema for detectado, deve ser tratado.
Estudos recentes realizados pelos pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, concluem que a mordida cruzada – uma alteração da relação entre os dentes das arcadas superior com inferior –  traz repercussões para o rosto como um todo, tornando assimétrico. Nessa pesquisa, o fato que mais chamou a atenção é  que essa anormalidade dentofacial estava presente em 73% das crianças da amostragem.
Segundo o ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler, a mordida cruzada acontece com mais frequência entre a faixa etária de três a seis anos, ainda no período de dentição decídua (dentes “de leite”) e precisa ser corrigida o quanto antes.
“Essa anormalidade dentofacial ocorre quando a arcada superior não se encaixa corretamente à inferior, podendo ocorrer nas regiões posteriores e também anterior da boca”, explica Gerson Köhler.
O também ortodontista e ortopedista-facial Juarez Köhler complementa: “ Tecnicamente a mordida cruzada é também denominada de “articulação reversa” entre os dentes. Ela é quase sempre fácil de detectar, pois o rosto da criança pode tornar-se progressivamente assimétrico, isto é, a metade esquerda fica diferente da direita, ou vice-versa”.
Juarez Köhler ainda informa também que se a anomalia não for percebida ou diagnosticada rapidamente, o problema pode perpetuar-se para o período de troca de dentes e para futura dentição adulta (permanente).
De acordo com Gerson Köhler, a mordida cruzada não só repercute na alteração de forma da boca como também  sobre todo o rosto da criança – gerando falta de harmonia e beleza -, como também pode trazer sérios problemas funcionais.
Para os especialistas da Clínica Köhler, assim que os pais notarem algo inadequado na mordida de seus filhos, já a partir dos três anos de idade, deve-se acender uma espécie de “sinal vermelho”, indicando a procura urgente de um ortopedista facial de sua confiança para uma avaliação da região dentofacial.
“Isto significa dizer que deve ser efetuada uma avaliação do rosto como um todo, pois fatalmente a anomalia denominada de ‘mordida cruzada’ estará afetando-o e agredindo-o de forma integral e não apenas localizada sobre os dentes, como normalmente é suposto por pessoas leigas”, finalizam os especialistas.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: