Tratamento precoce garante um rosto bonito e saudável

Posted on 1 de setembro de 2010. Filed under: Ortopedia Facial | Tags: |

De acordo com estudos pediátricos, o rosto de uma criança com quatro anos já tem aproximadamente 60% do tamanho total. Ou seja, a maior parte do crescimento facial ocorre na infância, o que torna necessário um acompanhamento precoce para evitar deformidades no rosto, que se tornam mais evidentes na adolescência. “O acompanhamento precoce é um enfoque moderno e que além de evitar ou amenizar problemas físicos, também trabalha a questão psicológica do indivíduo, já que com um desenvolvimento ósseo correto não há complexos psicológicos”, afirma o ortodontista e ortopedista facial Gerson I. Köhler.
O especialista explica que a partir dos três anos de idade a primeira dentição já está completa e que hábitos nocivos como o uso de chupeta, chupar os dedos e roer as unhas podem gerar alterações no crescimento da região dentofacial, que representa cerca de 1/3 do rosto infantil. “Este tratamento, chamado de ‘Ortodontia Pediátrica de Acompanhamento’ funciona da mesma forma como a prevenção de doenças feitas por um pediatra, com o objetivo de proporcionar um crescimento saudável sem prejuízos à saúde em geral”, ressalta Gerson.
Os avanços tecnológicos permitiram a criação de aparelhos chamados de normalizadores ou corretivos, que atuam nas estruturas que formam a boca e o rosto e envolvem o posicionamento dos dentes de leite e da dentição definitiva. Segundo Juarez Köhler, também especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, o tratamento segue um rigor terapêutico, sempre observando as épocas de velocidade mais acelerada do crescimento facial, que normalmente coincidem com as do crescimento corporal geral das crianças e são chamadas de estirões. “É uma filosofia de tratamento preventivo que permite atuar antes que os fatores nocivos possam prejudicar o sorriso e o rosto dos pequenos”, acrescenta Juarez.
Juarez esclarece ainda que tudo foi cientificamente comprovado e tecnologicamente testado, garantindo a efetividade do tratamento. “Os aparelhos são confortáveis e fáceis de serem usados pelas crianças, sem causar qualquer complexo ou incômodo”, assegura. Os dois especialistas afirmam ainda que o acompanhamento precoce estimula a tratar os problemas e conscientiza os pais e as crianças do que está acontecendo de errado. “Economia, segurança e conforto são apenas alguns dos inúmeros benefícios. Tratar a raiz do problema antes que ele cause algum prejuízo para a estética ou a saúde de uma criança é muito importante”, finaliza Gerson.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: